G.R.C.C. (Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco)
Deixa Falar |
|
Fundação: 23/04/1992 | |
Cores: Azul e Branco | |
Títulos:
![]() |
O Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco 'Deixa Falar', foi fundado em 23 de Abril de 1992, em Belém, pelo Senhor Esmael Tavares e um grupo de Sambistas, tendo como cores predominantes o Azul e o Branco e como símbolo o Papagaio. Participou pela primeira vez do carnaval em 1993, no extinto grupo 'C' de escolas de samba, sagrando-se campeão, com o enredo 'Queimadas'. Este título lhe garantiu o direito de ascender para o grupo 'B'.
Em 1994, participou com o enredo 'O Que Nostradamus Não Previu Para O Carnaval do Ano 2000'. Em 1995, com 'Da Maison ao Brechó - Lá de Baixo Eu Não Venho Só'. Em 1996, com 'Ópera de São João, Pássaros de Cordão'. No Carnaval de 1997, tornou-se Vice-Campeão com o enredo 'Deusa Dourada, Sonhos Gelados'. Em 1998 sagrou-se Campeão com o enredo 'Deixa Falar, O Papagaio', o que lhe garantiu o direito de ascender ao Grupo 'A'. Em 1999, participou com o enredo 'Divina Dica, Dádiva de Santarém, Pérola dos Tapajós'.
Em 2000, apresentou 'A Farra dos Bois na Arena do Tinga'. Em 2001, o enredo 'Carabau, O Segredo da Multiplicação'. No Carnaval de 2002, já no Grupo Especial, o enredo da vez foi 'Da Baleia ao Abacaxi, O Alumínio Está Aqui'. Em 2003, com a realização do desfile das Escolas de Sambas associadas - ESA, participou com o enredo 'Verde Que Te Quero Verde'. Em 2004, trouxe 'Tem Xote, Tem Baião, No Forró do Gonzagão'.
Neste Carnaval o Grêmio 'Deixa Falar', irá participar novamente com um enredo bem cultural, 'Por Incrível Que Pareça Deu Papagaio Na Cabeça', baseado no livro da autora Simone Ferreira Soares 'O Jogo do Bicho, A Saga de um fato Social Brasileiro'. J.J.Carvalho ao prefaciar o livro diz que a mesma apresenta uma reconstituição histórica do jogo, desde sua origem até os dias atuais, desvenda sua complexa estrutura lógica e mostra sua presença marcante na literatura, na música popular e no folclore brasileiro em geral. O Jogo do Bicho é uma instituição secular, rodeada de fascínio e perigo, profundamente enraizado nas classes populares. Entender o Jogo do Bicho é entender um dos aspectos mais importantes da Cultura Brasileira.
Carnavais