G.R.E.S. (Grêmio Recreativo Escola de Samba)
Lavapés |
|
Fundação: 01/02/1962 | |
Cores: Verde e Rosa | |
Títulos:
![]() |
A "Unidos do Lavapés" foi a primeira escola de samba da cidade. Em 1960, existia, no Bairro do Lavapés, um time de futebol conhecido como Boca de Fogo, que sempre era acompanhado por uma batucada da própria torcida. Essa batucada ensaiava no antigo casarão do conhecido Juca Barbudo, local em que funcionava sua sede, comandada pelos filhos do proprietário João Alberto e Laércio de Carvalho Bastos. Em 1961 esse bloco desfilou na Praça Raul Leme, apresentando-se pela primeira vez. O Bloco foi batizado de "Boca de Fogo".
Em 1962, o nome foi mudado para Escola de
Samba do Lavapés e seus fundadores foram João Alberto de Carvalho Bastos, Ademar
Quiles, Wilson de Oliveira e Roberto de Oliveira (Chimango). Posteriormente, em
1963, incentivados por José Guerreiro, seus componentes acrescentaram o nome
"Unidos", surgindo assim a Escola de Samba "Unidos do Lavapés". A tradicional
escola de nossa cidade ostenta as cores verde e rosa e tem como símbolo a águia.
Em toda a sua trajetória carnavalesca, a escola conseguiu 7 títulos.
Nessa sua longa existência, os componentes da "Unidos do Lavapés" viveram muitos momentos de alegria. Um dos destaques foi no ano de 1973, quando a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, veio a nossa cidade e proporcionou uma grande festa popular. Na ocasião foi feito o Batismo da "Unidos do Lavapés", constituindo-se num momento de grande alegria a todos.
No ano de 1986, a "Unidos do Lavapés" apresentou-se na avenida com o enredo "O Cometa Halley". A escola contou com mais de 1.200 componentes, apresentando um lindíssimo espetáculo na passarela que contagiou todos os presentes. Nesse ano, a Escola, infelizmente, perdeu o tricampeonato o que até hoje é sentido pelos participantes daquela oportunidade.
Em 1988, que foi o ano em que o último Carnaval foi realizado na Av. José Gomes da Rocha Leal, a "verde e rosa" desfilou apenas com o intuito de participar da festa e fazer com que a escola pudesse levantar-se novamente, já que na época não havia diretoria e seus componentes estavam dispersos. Na oportunidade foi formado um colegiado e em apenas sete dias essas pessoas conseguiram colocar a "verde e rosa" na passarela. O enredo apresentado foi "Lavapés Lava as Mãos" que proporcionou muita emoção para todos os seus componentes e para toda a população, que vibrou bastante com o Carnaval da Escola.
Carnavais