G.R.E.S. (Grêmio Recreativo Escola de Samba)
Real Grandeza |
|
Fundação: 31/03/1967 | |
Cores: Azul, Vermelho, Amarelo e Branco | |
Títulos: |
A Avenida Sete de Setembro, antigo Botanágua, sempre teve vocação carnavalesca.
Tanto que o espaço também abrigou a Fundação de um bloco, em 31 de Março de
1967, que posteriormente viria a se transformar na Escola de Samba Real
Grandeza. A idéia de criação do Real partiu de um processo diferente das outras
escolas de samba então criadas em Juiz de Fora.
Alguns foliões, insatisfeitos com as divergências da diretoria da agremiação Feliz Lembrança, alimentavam a idéia de formar um bloco carnavalesco, sem grandes responsabilidades competitivas, mas com muita animação. Entretanto, os planos viriam à tona somente nos dias que antecediam o carnaval, desaparecendo na quarta-feira de cinzas.
O primeiro desfile, já com o estandarte indicando o nome do grupo, reuniu 25 foliões. Em 68, já com o gostinho da consagração do ano anterior, concorre pela primeira vez no carnaval da cidade, com o tema "margarida". Apesar dos poucos recursos, o grupo levou para a avenida uma variedade significativa de arranjos naturais, com forte impacto visual. Com o terceiro lugar garantido, os foliões estenderam as comemorações até a madrugada, no bar do Ringo, localizado na Avenida Sete de Setembro. Em 69, mais de 150 figurantes foram para a avenida sob o tema "Professora Primária". O sexto lugar obtido no desfile, porém, abateu a moral de todos os participantes. Tanto que, entre 1970 e 1973, o Real não desfilou. O instrumental do bloco foi, inclusive, vendido para que dúvidas fossem saldadas. O que parecia o fim, felizmente, não durou muito tempo. Em novembro de 73, o Bloco Carnavalesco Real Grandeza tomou fôlego e passou a existir legalmente. O retorno para a avenida aconteceu em 74, com cerca de 160 componentes apresentando o enredo "Um espetáculo no circo". Para não se limitar à disputa do carnaval, foram iniciadas promoções no campo da assistência social. Para isso, a direção promoveu alterações no estatuto do grupo, de modo que pudessem ser promovidas várias ações junto à comunidade.
A Real Grandeza já foi campeã 6 vezes, no anos de 1975, 76, 79, 81, 86 94 e 1995. Em 96, por desentendimentos da diretoria, o Real Grandeza não desfilou. Em 97, já sob nova direção, volta aos desfiles competitivos, classificando-se em quarto lugar. No carnaval de 98, a escola também se classifica em quarto lugar. Em 2000, com o enredo "Voltei, Aqui é Meu Lugar", a escola sagrou-se campeã do carnaval juizforano. Em 2001, a Real apresentou o tema "Lua de São Jorge", que rendeu o terceiro lugar nos desfiles competitivos. No Carnaval 2002, a agremiação voltou à Passarela do Samba para cantar o enredo "Santo De Casa Faz Milagre", uma homenagem ao ex-governador Itamar Franco.
Carnavais