G.R.E.S. (Grêmio Recreativo Escola de Samba)
Unidos das Vilas do Retiro |
|
Fundação: | |
Cores: Azul, Verde, Amarelo e Branco | |
Títulos: |
Foi o carnavalesco Jorge Santos (Jorginho), que, com seu conhecimento e visão cultural, identificou no Bairro Retiro um celeiro de bambas, precisando ser lapidado para mostrar o seu potencial. Seguindo a cartilha da velha guarda do bairro - Paulo Santos e Chico do Senai, Júlia Preta, Nelson Balbino, Chaney, Waltencir, Ilson Bento, João Maria, José Carlos Barata, Chicão, Djalma e outros - Jorginho fundou, em 30 de janeiro de 1988, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos das Vilas do Retiro, articulando em sua diretoria vários nomes da comunidade.
Como o samba de Juiz de Fora frequentemente está atrelado ao futebol, as cores escolhidas para a nova escola foram verde e branco, cores da Associação Recreativa e Esportiva Santo Oraida. Em 1988, a agremiação fez grande sucesso com o enredo Fernando Luiz, uma vida de samba, futebol e carnaval, que rendia homenagem ao atual assessor de relações públicas da Liga das Escolas de Samba, Fernando Luiz Baldiotti. A escola também conseguiu grande visibilidade e aprovação do público em 1990, quando apresentou o enredo Dentro de você ainda existe uma história de amor.
Com a passagem de Jorginho, a escola ficou cinco anos sem desfilar. Tentou rearticular-se em 1995, mas, novamente, voltou a afastar-se da Folia de Momo. A retomada dessa história começou em 2007, quando Paulinho Santos, com apoio da SPM local, assume a responsabilidade de reorganizar a escola, que foi filiada a Liesjuf. Em 2008 e 2009, desfilou pelas ruas do bairro, na tentativa de consolidar-se antes de retornar à Passarela do Samba. Finalmente, em 2010, a escola decide participar dos desfiles oficiais, no Grupo C, tentando vaga entre as escolas do Grupo B. Nesta reestréia, vai cantar o enredo O Índio, o Branco e o Negro – Arquétipo Cultural do Mestiço Brasileiro.
Carnavais