G.R.C.E.S. (Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba)
Samuca |
|
Fundação: 11/11/1975 | |
Cores: Azul e Branco | |
Títulos:
![]() |
Em 11 de novembro de 1974, nascia um fenômeno que simplesmente revolucionaria, em todos os sentidos, todo o Carnaval do interior do estado de São Paulo. Sem ter a consciência exata dessa dimensão, um grupo de jovens talentos incentivados pelas famílias resolvem transformar uma seqüência de blocos carnavalescos em Escola de Samba.
Visando o carnaval de 1976 surgia assim a Escola de Samba “SAMUCA”, cujo nome significa SAmba, MUlher e CAchaça. Adotou-se então a figura de um “golfinho” para ser o símbolo da escola e as cores oficiais foram estabelecidas por unanimidade: azul e branca.
Desde o seu início, a tônica da escola foi misturar descontração, trabalho e principalmente muita organização, em um só ambiente com perfeita harmonia. Logo em sua primeira apresentação, veio a “coroação”. Através do voto popular a SAMUCA sagrava-se campeã do carnaval de Rio Claro, com o tema: “Exaltação ao frevo”. A partir daí, a SAMUCA foi ganhando cada vez mais a apreciação do público rioclarense e como conseqüência, a escola não parou mais de crescer.
Através de muito trabalho e do esforço individual de um grupo seleto de pessoas, a SAMUCA ganhava em 1983, uma enorme sede própria com 1000 m² de construção. Sede essa, que já foi palco para grandes shows dos mais variados gêneros musicais, a começar pela sua própria inauguração, que contou com a presença marcante da Escola de Samba “Beija-Flor”, vinda diretamente do Rio de Janeiro com todos os seus famosos, especialmente para apadrinhar nossa escola.
Continuando essa trajetória de revoluções e conquistas, a SAMUCA decolava para uma façanha ainda maior. Além das várias apresentações nas cidades da região como Araras, Mogi Mirim, Itirapina, Itápolis e outras, a SAMUCA também mostrou o seu potencial em outros países como Venezuela, Paraguai e Argentina, em tournées memoráveis.
Carnavais