G.R.E.S. (Grêmio Recreativo Escola de Samba)

Skindô

Fundação:
Cores: Verde e Branco
Títulos: 2002

 

     O Grêmio Recreativo Escola de Samba Skindô surgiu a partir da vontade de jovens estudantes de Teresina, que sentiram a necessidade de criar uma agremiação, sem fins lucrativos, para "animar" ainda mais o carnaval de rua da capital, cantando as histórias e lendas, retratando, poeticamente, o nosso rico folclore.

     Todos esses jovens entendiam que era necessário aumentar a valorização de nossa raça, revivendo o passado cultural e enaltecendo as fortes potencialidades do nosso Piauí, patrimônio vivo dos grandes poetas e romancistas. Eles acreditavam que cantar as coisas do Piauí era significativo para a cultura do nosso povo.

     Para obter sucesso nesta caminhada, a Skindô buscou, antes de tudo, seriedade no seu trabalho, sob o comando de pessoas idôneas e de grande respaldo de nossa sociedade, para o pleno êxito dos seus objetivos e principais metas. E assim, se fez a Escola de Samba que viria a ser a grande campeã dos carnavais de rua de Teresina.

     Inicialmente, a Escola contou com a decisiva participação do estudioso de ciências sociais, Prof. Fernando Dib Tajra, que lançando uma grande variedade de idéias , possibilitou que se destacasse, entre elas, uma de importância capital, que mostrava uma imensa combinação de cores, para que fossem posterior e oficialmente escolhidas aquelas que viriam a representar a Escola.

     Contaram, ainda, com a participação do poeta Paulo Machado, que a posteriori sendo criador de vários trabalhos, destacou-se também como compositor de Sambas de Enredo, cuja participação mais expressiva foi compor o samba tema do ano de 1976.

     A exemplo de várias outras agremiações carnavalescas, a Skindô, também nasceu sob o signo da "doação" vez que a imensa maioria dos envolvidos na sua criação ainda não se profissionalizara e, como tal, não dispunham de autonomia de recursos para bancar grandes eventos.

     Porém os fundadores -dentre os quais se destacavam alguns empreendedores e futuros mega-empresários da região- já davam mostra do seu excepcional espírito coorporativo, quando reuniram forças e superaram as dificuldades com ações perfeitamente coordenadas em áreas estratégicas deste tipo de agremiação e obtiveram como resultados, grandes enredos, grandes fantasias, grandes alegorias e ,adereços e, como conseqüência, grandes carnavais.

     O posterior engajamento de pessoas e entidades, as mais díspares possíveis, semi-profissionalizou a Escola - para atingir seus objetivos - que, mesmo nunca tendo sido modelo de administração, se impôs pelo invejável senso de responsabilidade daqueles jovens, que, com galhardia, souberam vencer grandes batalhas e amealhar grandes vitórias e que, mesmo no anonimato, passaram para a história sem ter feito história e sim carnaval.

     Seguindo à rísca o princípio de "Lavoisier", importamos de outras entidades a forma de organização e deste modo, montamos toda uma estrutura vencedora de tantos carnavais, somente desbancada pelo desinteresse das autoridades da época, que acabaram o carnaval -dos desfiles- e em substituição nada promoveram.

     Desde sua estréia, em 1976, com aproximadamente 200 componentes, distribuídos em cinco alas, animados pelo samba-enredo que retratava “A Lenda do Cabeça de Cuia” – escolhido o melhor daquele ano. O ano de 1978 foi o mais importante da trajetória da escola. Com o samba-enredo “Três Mil Anos de Mistérios”, os sambistas conseguiram se tornar os campeões do carnaval de Teresina. Ela se manteve líder por mais três anos, garantindo o tetracampeonato. O ano de 1982 foi o último da escola até a retomada do carnaval, desfilaram com o enredo "Festa Branca.

A escola tem como missão ser a melhor escola de samba do Piauí. O símbolo da escola é o pavão. As cores que representam a Skindô são o verde e o branco. A Skindô é a única escola de samba de Teresina que foi campeã quatro vezes consecutivas.

 


Carnavais

Ano Enredo Classif. Grupo Letra MP3
1976 A Lenda do Cabeça-de-Cuia 1    
1977 Exaltação ao Brasil Mulato 1    
1978 Três Mil anos de Mistérios 1    
1979 Sete Cidades 1    
1980 Miridan – A Flor dos Acaroás (Lagoa de Parnaguá) 1    
1981 Sonhos e Festas da Corte Simpliciana 1    
1982 Festa Branca 1    
1983          
1984          
1985          
1986          
1987          
1988          
1989          
1990 Não Houve Desfile Oficial - - - -
1991 Não Houve Desfile Oficial - - - -
1992 Não Houve Desfile Oficial - - - -
1993 Não Houve Desfile Oficial - - - -
1994 Não Houve Desfile Oficial - - - -
1995 Não Houve Desfile Oficial - - - -
1996 Não Houve Desfile Oficial - - - -
1997 Não Houve Desfile Oficial - - - -
1998 Wall Ferraz não esqueço jamais (Desfile Não Competitivo) - 1    
1999 Camilão: a cultura do Piauí no altar do samba 1    
2000 Terra Brasilis, O Paraíso que Cabral não Descobriu 1    
2001 O Lixo que Virou Luxo 1    
2002 Na Terra da Opala, Lua de Mel é na Rede 1    
2003 Era uma Vez... 1    
2004 Sétima Arte Uma indústria de Sonhos 1    
2005 Música: aquarela dos deuses

1    

2006

Nas asas da aventura... Cerapió: um espetáculo radical 1    

2007

Cordel: A Poesia do Sertão

1    
2008 E Aí, Beleza? 1    
2009 Sou Brasileiro, Eu Sou Mais Eu 1