G.R.E.S. (Grêmio Recreativo Escola de Samba)
Bambas da Alegria |
|
Fundação: 28/01/1999 | |
Cores: Amarelo, Azul e Vermelho | |
Títulos:
![]() |
Durante os quatro dias de carnaval, esse grupo vestia-se de mulher para desfilar nas ruas da cidade, com o nome de Bloco da Miséria. Há 200 metros da mesma rua havia outro bloco do mesmo estilo, comandado pelos amigos Bola e Bifa, o Bloco da TETE. Quando os dois se encontravam formavam um único grupo. No ano de 1987, um mês antes do inicio do carnaval, foi tomada uma importante decisão, que foi colocar o Bloco da Miséria para desfilar e competir no carnaval de rua de Uruguaiana, que era dominado, na época, pelo Bloco da Vila Júlia. O Bloco da Miséria assim estreou no Carnaval de Uruguaiana e venceu, quebrando a hegemonia de vitórias do Bloco da Vila Júlia e consagrando-se campeão do Carnaval de Rua de Uruguaiana por 10 anos consecutivos.
Tamanha era a organização do Bloco da Miséria que já desfilava com estilo de escola de samba. Assim foi determinado pela Liga das Escolas que devido ao crescimento do bloco o mesmo deveria mudar de categoria. Assim, em 1999 reuniram-se os senhores Hilton Gomes Darde, Jair Toledo, Pedro Gomes Darde, Irami Aguirre Aimom, Welliton Guterres, Angélica Galharreta, Valquiria Nunes Larre, Marcelino Fogaça e João Garcia, e decidiram fundar então a Associação Cultural Recreativa Escola de Samba Bambas da Alegria (ACRES).
Participando do seu primeiro carnaval como escola no ano de 2000, a Escola de Samba Bambas da Alegria sagrou-se campeã do segundo grupo, o que a levou a partir de 2001 a fazer parte do primeiro grupo. Suas melhores colocações foram no ano de 2004, com o tema Bambas da Alegria Visita o Maranhão - Festas e Lendas, como 3ª colocada, e com o tema O Feitiço da Vida, em 2006, novamente 3ª colocada num período de sete anos de escola.
Carnavais