G.R.E.S.
(Grêmio Recreativo Escola de Samba)
Os Rouxinóis

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Fundação: 15/01/1953 |
Cores:
Verde e Branco |
Títulos:
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Os rouxinóis teve origem de uma plêiade de
jovens que se reuniam nas noites quentes do verão que sob a luz de uma
luminária na esquina da rua 24 de maio (hoje Eustáquio Ormazabal) com Bento
Martins, para conversar e contar suas piadas e conquistas. Estes jovens em
freqüentadores da Sociedade Carnavalesca Cordão de Ouro, departamento da
Sociedade Beneficiente União Filhos do Trabalho que situa-se na Rua Íris Valls
entre Santana e Bento Martins.
Os rigores da sociedade tradicional da época
deixavam estes jovens inquietos e foi no dia 15 de janeiro de 1953, reunidos
na casa da dona Etelvina, conhecido como Beco da Comichão (Bento Martins entre
24 de maio e Marechal Deodoro) atual Pousada Campeira, onde morava o “Vadico”,
que tinha como vizinho o “Moca” que juntamente com Pichulim, Sidnei Garcia,
Ubirajara da Fontoura, Duqueza, Alberto Serdan, Beiço, Miguel das Neves e
Carlos Aurélio da Nova, lideraram o movimento que fundaria um escola de samba
genuinamente uruguaianense, já que um ano atrás os filhos do Mar possuíam uma
entidade formada somente por fuzileiros navais. Assim a cadência do ritmo
trazida por estes marinheiros acabou por influenciar nossa antiga escola de
samba em atividade. Escolhido o presidente Sidnei Garcia e o diretor de
bateria Carlos Aurélio da Nova, restava agora escolher o nome da escola,
quando vindo do trabalho um changador de nome Juvenal é solicitado que
sugerisse um nome e este inspirou o nome “Os Rouxinóis” por se tratar do
pássaro de mais belo cantar que a natureza criou, afirmando que quando este
cantava, toda a floresta parava para ouvi-lo.
A escola foi formada
inicialmente somente por homens, mas pela proximidade com o bloco Cordão de
ouro não resistiu ao encanto feminino que acabou por provocar todo um brilho e
sensibilidade para engrandecimento da escola. Citamos assim Tereza Alves,
Clara Alves, Marlene Brongar (Rainha), Monserrat, Zulma Alemcastro (rainha),
Laci, Beth Valença, Maria Helena Bilhalva como ícones da participação feminina
nesta fase contemporânea dos Rouxinóis que se estabeleceu entre 1954 até 1968.
inicialmente as fantasias eram feitas com simplicidade, até a estopa forrada
com tecido para não picar, foi usada para confeccionar os conjuntos, sendo que
nesta mesma época foi lançado nacionalmente os tecidos Bangus eram tecidos
coloridos. Este grupo conseguiu agregar em torno da cultura carnavalesca
famílias inteiras para composição de suas fileiras, como as famílias Agapito,
Valença, Bilhalva, Alves, da Nova, Abreu, Almeron, Fagundes e tantas outras
que vieram a seguir. A criatividade sempre foi uma característica muito
especial dos Rouxinóis, pois a sua bateria possuía um ritmo com muito swing e
já no ano de 1957, por influência das bandas militares incorporou o tarol na
escola de samba, provocando uma maior vibração nesta bateria formada por
repiques, surdinhos, reco-recos, tamborins, frigideiras, agogôs, chocalhos,
sendo que estes instrumentos também eram fabricados pelo artesão e componente
Sidnei Garcia e nestes tempos só utilizava peles de couro. A batida contagiava
o público e provocava uma adesão cada vez maior na escola que possuía um
estandarte na figura de um coração que identificava a cozinha. As mulheres
também faziam parte da bateria e diga-se de passagem estavam presentes de
forma natural em todos os setores da escola o que prova que a mulher mesmo
antes dos movimentos feministas já participavam ativamente dos mais diversos
segmentos da entidade carnavalesca.
Carnavais
Ano |
Enredo |
Classif. |
Grupo |
Letra |
MP3 |
1963 |
Fatos
Históricos-Descobrimento do Brasil (1500) e Abolição da Escravatura
(1888) |
1º |
1 |
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1964 |
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1º |
1 |
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1965 |
Rio
Quatrocentão |
1º |
1 |
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1966 |
O petróleo é
nosso |
1º |
1 |
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1967 |
Os cinco Bailes
do Império |
1º |
1 |
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1968 |
|
1º |
1 |
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1969 |
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1970 |
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1971 |
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1972 |
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1973 |
Reminiscências
do carnaval |
1º |
1 |
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1974 |
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1975 |
Glória e
esplendor do Cassino da Urca |
1º |
1 |
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1976 |
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1977 |
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1978 |
Praça Onze em
show maior |
1º |
1 |
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1979 |
Apoteose do
Samba |
1º |
1 |
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1980 |
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1981 |
O esplendor das
sete cidades de rocha |
1º |
1 |
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1982 |
Muiraquitã , um
mundo de belezas |
1º |
1 |
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1983 |
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1984 |
Amazônia,
Glória Verde do Brasil |
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1985 |
Rio... Alegria, Alegria! |
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1986 |
|
1º |
1 |
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1987 |
|
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1988 |
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1989 |
O Corsário |
1º |
1 |
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1990 |
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1991 |
|
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1992 |
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1993 |
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1994 |
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1995 |
Rouxinóis... Uma Revoada de Saudade |
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1996 |
Ópera das Águas |
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1997 |
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1998 |
O que há com o
Oriza Sativa? |
1º |
1 |
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1999 |
Além da Imaginação |
4º |
1 |
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2000 |
www.rouxinóis.com.br
|
1º |
1 |
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2001 |
Tudo que é Bom
Engorda, Faz Mal ou é Pecado |
1º |
1 |
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|
2002 |
Pra Te Fazer Feliz |
1º |
1 |
|
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2003 |
Sou Ouro
Forte, Sou Raiz do Samba |
1º |
1 |
|
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2004 |
Pelos quatro Cantos... com os Quatro Ventos, eu Brinco |
1º |
1 |
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2005 |
Da Magia da Escrita à Viagem do Saber |
3º |
1 |
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2006 |
Terra
Brasilis, A Metamorfose da Vida |
1º |
1 |
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2007 |
Maria, Maria... |
2º |
1 |
 |
|
2008 |
Aventureiros da ilusão |
2º |
1 |
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|
2009 |
Povo brasileiro,
a mistura que deu samba |
2º |
1 |
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2010 |
Uma paixão
nacional contada em cinco copos |
3º |
1 |
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2011 |
Carrossel de
Folias |
2º |
1 |
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2012 |
Contar, Cantar e
Sambar |
2º |
1 |
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2013 |
Uma Festa Nas
Alturas |
3º |
1 |
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2014 |
Tu És o Ar Que
Respiro, A Razão do Meu Cantar: Verde Que Te Quero Verde, Verde Que Me
Faz Sonhar |
4º |
1 |
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2015 |
Na Batalha do
Meu País... a Retomada Me Fez Feliz... Uruguaiana Minha Raiz! |
3º |
1 |
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2016 |
Ô Abre-Alas Que
Eu Quero Passar |
1º |
1 |
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2017 |
África de Todos Nós |
1º |
1 |
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2018 |
Contos e
Encontros Além da Imaginação |
4º |
1 |
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2019 |
Os Filhos
Mágicos dos Ventos |
1º |
1 |
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2020 |
O Feitiço da
Lua |
5º |
1 |
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2021 |
Não Houve Desfile Oficia |
- |
- |
- |
- |
2022 |
Não Houve Desfile Oficia |
- |
- |
- |
- |
2023 |
Os Rouxinóis 70 Anos - Onde Mora a Felicidade |
5º |
1 |
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2024 |
ALE - Mistérios da Noite |
4º |
1 |
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