G.R.E.S. (Grêmio Recreativo Escola de Samba)
Unidos de Piedade |
|
Fundação: 15/01/1955 | |
Cores: Verde, Vermelho e Branco | |
Títulos:
![]() |
Os integrantes da Unidos da Piedade garantem que essa foi a primeira escola de samba fundada no Espírito Santo. É uma agremiação desafiadora de seu tempo, com uma tradição marcante e uma história bela e inconfundível. Na década de 50, o Bairro da Fonte Grande, em Vitória, já possuía várias manifestações populares e blocos carnavalescos, como o "Amarra o Burro", "Batucada Mocidade", "Chapéu de Lado" e "Deixa Cair".
O Grêmio Recreativo Unidos da Piedade é uma agremiação civil, sem fins lucrativos, fundada em 15 de janeiro de 1955, na Fonte Grande, cidade de Vitória – ES, onde tem sede e foro. Foi constituída para praticar festas carnavalescas de qualquer espécie, dentro de sua sede social, dar bailes para diversões de seus associados praticar ensaios, praticar esportes educativos e fazer reuniões de caráter social e familiar, promover espetáculos, sorteios e outras formas para obter fundos para a agremiação.
A organização de um desfile de carnaval envolve atividades de planejamento e
produção artística no campo da música instrumental do canto e da dança, das
artes plásticas e cênicas. Sua realização abre possibilidades para inúmeras
iniciativas de educação e de promoção de atividades remuneradas para os
moradores (crianças, jovens, adultos e idosos) dos morros da Fonte Grande,
Moscoso, Rosário e outros bairros que abrigam seus associados e admiradores,
visando a promoção social de muitas famílias destas comunidades.
Constitui-se, portanto, em instituição cultural, tendo
como objetivos a promoção de inclusão social no acesso às atividades culturais,
artísticas e desportivas, nas mais variadas áreas de conhecimento, por meio da
realização de convênios, nos contratos e outras formas de parceria com
instituições públicas e privadas.
Depois que Rômulo do Nascimento, o Rominho, com 19 anos foi para o Rio de Janeiro servir o Exército e passou um carnaval no Rio de Janeiro e visitou várias escolas de samba, resolveu fundar uma em seu bairro. Ele voltou para Vitória encantado e entusiasmado, querendo montar uma escola. Mas as pessoas não acreditavam que daria certo.
Mesmo assim, ele voltou para o Rio e comprou instrumentos com o próprio dinheiro. Ele chegou em Vitória com alguns instrumentos e reuniu o pessoal para ensinar a tocar. Assim se juntou a vários amigos e fundou a Unidos da Piedade no dia 15 de janeiro de 1955. Ele fez a escola como tinha que ser feita, com ala das baianas, caprichosas e passistas e a escola desceu linda na Graciano Neves, com carros alegóricos. Foi o primeiro desfile, sem concorrer a nada. Em 1956, apareceu um concorrente, o Acadêmicos do Moscoso, hoje a agremiação Novo Império. Nesta época, também, as batucadas foram se transformando em escolas de samba.
Durante muitos anos a Piedade foi campeã com Rominho, depois foi realizada eleição para escolher novos dirigentes. Rominho se tornou presidente de honra até sua morte, em 7 de agosto de 1973.
Fundada por sambistas autênticos, que passaram às gerações seguintes a importância dessa manifestação cultural, constitui um verdadeiro celeiro de artistas do movimento musical brasileiro. A Piedade tem quase meio século de existência conquistando 14 campeonatos nos desfiles de escolas de samba, e é a única penta-campeã do carnaval de Vitória, o que enche a comunidade da Fonte Grande e Piedade de orgulho e alegria.
Diante dessa manifestação, outras escolas foram criadas no Estado, como a "Santa Lúcia", a "Acadêmicos do Moscoso" e a "Império da Vila". O primeiro campeonato das escolas capixabas foi disputado em 1957 e teve a Unidos da Piedade como campeã. A escola também venceu em 58, 60 a 63, 65, 73 a 77, 79 e 86.
Carnavais