G.R.C.E.S. (Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba)
Império do Samba Favela |
|
Fundação: 17/01/1937 | |
Cores: | |
Títulos:
![]() |
No dia 19 de fevereiro de 1937 foi fundada em Cametá a primeira escola de samba: “IMPÉRIO DE SAMBA FAVELA”.
Trazendo as cores vermelho, branco e azul na sua bandeira e no centro uma coroa dourada, a Favela trazia (na verdade traz) em sua origem raízes negras e miscigenada, além de trazer grandes nomes que ajudaram a idealizar e construir o sonho de ela se tornar, com muito orgulho, a primeira escola de samba de Cametá.
Seus fundadores: Dona Lucimar Barbosa, Dona Fé de Deus Lobato, Mestre Raimundo de Deus Lobato, Mestre Raimundo Penafort de Sena, Mestre Fleurides Farias Bangoin, Mestre Pitaica, Mestre Cecílio dos Santos, Mestre Jonas, Francisco Neves (Chico), Expedito Lopes, Antônio de Deus Lobato, Pedro Bala, Ermenegildo Trindade, Germirez Gomes, Carlos Alves Martins (Carrito). Mas com o tempo outros vieram somar e ajudar a engrandecer o carnaval da Favela: Jesus Tupinambá Alho, Toni Dornelas, João Peres, João Evangelista Martins, Rubens Albuquerque (Bica), Julinho (DER), Mestre Nan Veiga, João Maria Redig, Benedito dos Santos (Devora), Nélio Melo, Benedito Campos Gonçalves, Cícero Franco, Benedito Neves, Iolanda do Pilão, dona Elvira (Pretinha do Munguzá) e muitos outros nomes que estarão lá para sempre, registrados na história.
A Favela protagonizou desfiles inesquecíveis, com sambas que ficaram marcados no coração de seus brincantes e apaixonados pela escola. O saldo desse amor se reflete na coleção de inúmeros títulos conquistados na avenida do samba.
Os registros estão na memória dos fundadores, nas imagens em preto e branco, nos relatos que seus filhos e netos ouviram. Um legado de amor ao carnaval transmitido deles para suas descendências.
A Favela figura entre as 10 escolas mais antigas do Brasil.
Carnavais