S.B.C. (Grêmio Recreativo Escola de Samba)
Bambas da Orgia |
|
Fundação: 06/05/1940 | |
Cores: Azul e Branco | |
Títulos:
![]() |
A mais antiga Escola de Samba do Carnaval de Porto Alegre foi fundada em 6 de maio de 1940, no Bairro Santana, pelas mãos de treze amigos que formavam um Bloco de Carnaval de salão, a Sociedade Beneficente e Cultural Bambas da Orgia. Seus fundadores eram ex-integrantes dos Turunas, por obra e graça de Orlando Teixeira, Peri Vargas, Alcides Dias, Adão Leres, Armando e Laerte Vargas; a idéia do novo grupo aconteceu na casa de Lafaiete Terra. Os Bambas são detentores dos troféus Zé Pereira e Vicente Rao e já foram pentacampeões em 1960, mas nem só de alegrias se vive no carnaval, uma tragédia marcou o aniversário de sessenta anos da escola, o Bambas da Orgia foi rebaixada ao segundo grupo.
Seu símbolo é a águia e suas cores o azul e o branco. A nova sede, na rua Voluntários da Pátria, 1387, é o local onde dirigentes, destaques e componentes apaixonados buscam resgatar a história da Escola, imprimindo características modernas à administração.
O funcionamento de uma quadra de Escola de Samba na Voluntários da Pátria, rua discriminada pela maioria dos porto-alegrenses por ser tradicional reduto de prostituição, trouxe uma imagem positiva ao local. Bambas da Orgia, nos quatro últimos anos, vem contribuindo para quebrar o tabu, até então existente, de que a Voluntários é imprópria para o lazer das famílias da cidade. A quadra da águia poderá ser o ponto inicial para um novo espaço de cultura popular em Porto Alegre.
Na década de noventa, os resultados não favoreceram a gloriosa história de Bambas da Orgia. Durante sete anos, os avaliadores do Carnaval de Porto Alegre insistiram em classificar a Escola no 3º lugar do atual Grupo Especial, penalizando-a por razões que, nem sempre, estão relatadas nas planilhas de julgamento. Dois segundos lugares, em 1995 e em 1997, comprovam que Bambas da Orgia sempre esteve próxima do título máximo, deixando de obtê-lo por particularidades muitas vezes subjetivas, como pode ser comprovado a quem tiver acesso às notas dos julgadores. Finalmente, em 1998, chegou ao 1º lugar, dividindo-o com Imperadores do Samba. Em 1999, novamente o 3º lugar.
Carnavais