S.B.C.R. (Grêmio Recreativo Escola de Samba)
Imperatriz Dona Leopoldina |
|
Fundação: 05/01/1981 | |
Cores: Laranja, Preto e Branco | |
Títulos:
![]() |
Considerada a quarta força do Carnaval de Porto Alegre, a Imperatriz Dona Leopoldina pode ser classificada, por seu desempenho na década de noventa, como a Escola de Samba com maiores possibilidades de fazer frente às campeãs Imperadores do Samba, Bambas da Orgia e Estado Maior da Restinga.
Fundada em 5 de janeiro de 1981, traz como símbolo uma coroa de imperatriz, cercada pelos louros da vitória. Suas cores são o branco, o laranja e o preto.
Com uma quadra ampla e bem construída, à rua Martin Félix Berta, 38, a Imperatriz é Escola de Samba de comunidade, com grande maioria de componentes e simpatizantes moradores na zona norte da cidade, especialmente no Jardim Leopoldina.
Mesmo reconhecendo o trabalho de Alvino da Silva Machado nos grandes desfiles da Escola em anos anteriores, temos a registrar que o Carnaval de 1999 da Imperatriz Dona Leopoldina foi o mais qualificado, em termos de espetáculo, dentre todos os demais apresentados durante a década. O grandioso show apresentado na avenida deveu-se, principalmente, à competência de Álvaro Machado, carnavalesco de indiscutível e comprovado talento, revelado ao público nos anos noventa.
Ingressando no Carnaval oficial através do Grupo Extra (atual Grupo de Acesso), a Imperatriz percorreu trajetória brilhante no período 1990-1999, classificando-se, de 1995 a 1999, entre os quatro primeiros lugares no grupo das maiores Escolas de Samba. Apenas um alerta cabe aos atuais dirigentes: estar entre os primeiros não implica acomodação. Cada vez tornam-se mais exigentes as regras que dirigem o Carnaval de Porto Alegre. Qualquer deslize, uma falha mesmo pequena, podem significar penalização mínima em número mas decisiva para a classificação ou para o rebaixamento.
Carnavais