S.R.B. (Grêmio Recreativo Escola de Samba)
Imperadores do Samba |
|
Fundação: 19/01/1959 | |
Cores: Vermelho e Branco | |
Títulos:
![]() |
A Escola de Samba foi fundada em 19 de janeiro de 1959, na rua Joaquim Nabuco, Bairro Cidade Baixa, no mesmo local da Sociedade Venezianos, que também era Vermelha e Branca, e também tinha o Leão como símbolo (O Leão é o símbolo da cidade de Veneza). Os dois leões africanos que guardam a coroa imperial são o símbolo da Imperadores do Samba, representando a "garra" característica dos seus componentes. Suas cores são o vermelho e o branco.
Embora muitos carnavalescos argumentem que os anos noventa foram os anos do sucesso da Estado Maior da Restinga, as colocações da Imperadores do Samba revelam que a Escola obteve três campeonatos a mais que sua concorrente do Grupo Especial. O que se comprova, nas pesquisas e nos resultados, é que a Estado Maior consolidou o conceito de Carnaval-espetáculo através dos seus desfiles no início da década e que a Imperadores soube aprender, crescer e obter vitórias a partir daí.
Após o sucesso de Moitará, tema-de-enredo que levou a Imperadores ao campeonato de 1990, a análise dos fatos leva a crer que houve excessiva autoconfiança e ausência de gerenciamento técnico adequado. Como resultado, a Escola recebeu um 4º e um 2º lugares que não correspondiam ao seu estágio de desenvolvimento e inaceitáveis para seus componentes. É a partir de 1993 que se observa o salto de qualidade da Imperadores, com sua adequação crescente às exigências do Carnaval competitivo. Fator de importância para o crescimento da Escola foi a mudança do local de sua quadra de ensaios, que no início da década de noventa situava-se à Avenida Ipiranga, esquina com a avenida Erico Veríssimo, para a avenida Padre Cacique, onde foi construída uma sede digna da "massa vermelha-e-branca". Nesta quadra, a direção vem obtendo, através de eventos relacionados ou não aos aspectos culturais carnavalescos, uma receita capaz de fazer frente às despesas necessárias aos desfiles. Pode-se dizer que, dentre todas as Escolas de Samba que participam do Carnaval-espetáculo de Porto Alegre, é a Imperadores do Samba a única que pode manter-se exclusivamente com o resultado da venda dos seus produtos.
A administração centralizada em objetivos, mas participativa em tarefas, resultou em campeonatos que, por sua vez, são prêmios aos verdadeiros espetáculos carnavalescos que a Escola ofereceu ao povo do Carnaval.
Carnavais